terça-feira, 23 de outubro de 2007

Piranha II

Essa é a piranha empalhada que eu ganhei!

Repare nesses dentes...

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Futalognkosaurus dukei



Paleontólogos encontraram maior e mais completo fóssil de dinossauro do Cretáceo, o Futalognkosaurus dukei que significa "o chefe gigante dos lagartos". Leia a reportagem completa na parte de ciências do jornal O Globo: clique aqui.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Tartaruga marinha


As tartarugas marinhas são animais solitários e possuem a audição, a visão e o olfato desenvolvidos, além de uma grande capacidade de orientação. Medem dois metros de comprimento e pesam 600 kg. As tartarugas marinhas podem ser vegetarianas, carnívoras e onívoras. Elas se alimentam de águas-vivas e de sua fauna acompanhante. Infelizmente, muitas vezes elas confundem sacos plásticos ou celofane com águas-vivas e morrem por indigestão. Sua boca não possui dentes, somente mandíbulas com bordas afiadas. Podem dormir na superfície quando estão em águas profundas ou no fundo do mar, sob rochas, em áreas próximas à costa.


O acasalamento começa com a fêmea escolhendo o macho para namorar e inicia-se com mordidas no pescoço e nos ombros. Uma fêmea pode realizar em média de três a cinco desovas para uma mesma temporada de reprodução, com intervalos médios de 10 a 16 dias. No Brasil, as desovas acontecem entre os meses de setembro e março. Os filhotes rompem os ovos e nascem após 45 a 60 dias de incubação em média. Eles podem ser atraídos pelas luzes das estradas ou dos hotéis na beira da praia, o que faz com que eles morram. Todo ano as tartarugas marinhas vão à praia para botar seus ovos. Muitas vezes seus filhotes são capturados por predadores, como por exemplo, caranguejos, abutres, polvos e peixes. Seus filhotes botam seus ovos na mesma praia em que eles nasceram. Normalmente de cada cem filhotes apenas um consegue sobreviver.

Existem sete espécies de tartarugas marinhas:
- Cabeçuda
- De pente
- Verde
- Oliva
- De couro
- Flatback
- Lora ou Kemps Ridley

Seu antepassado era Testudo Atlas e viveu no período Pleistoceno. Ele era o maior quelônio existente na Terra, com 2,5 metros de comprimento e pesava 4.000 kg. Viveu na Ásia (Índia).


As tarturugas marinhas estão ameaçadas de extinção e o projeto TAMAR tem o grande compromisso de salvar esse animal.

Se você é criança, visite também esse site: Sou amigo do mar.